Aproveitando que hoje eu estou empolgado para ver o menino Aleixo, quero deixar uma dica a todos que tem crianças em casa. Cuidadinho com as Adenóides... cuidadinho!
Adenóide: o que é isso ?
O que é a adenóide ?
A adenóide ou vegetações adenóides são parte do sistema de defesa do organismo. Assim com as amígdalas, que ficam na garganta, as adenóides produzem imunoglobulinas, para a defesa do organismo contra infecções. Localizam-se na rinofaringe, ou seja, atrás do nariz, acima da úvula ou campainha.
Mas toda criança tem adenóide ?
Sim. Todas as crianças tem adenóides. Este tecido cresce principalmente entre dois e quatro anos de idade. Seu tamanho começa a diminuir a partir dos oito anos e desaparece nos adultos. Os sintomas de adenóide grande são basicamente a obstrução nasal, respiração bucal e roncos.
E tem algum remédio para curar ou diminuir a adenóide ?
Não existe um remédio específico para diminuir o tamanho da adenóide. Quando ela é muito grande é necessário que se realize uma cirurgia para retirá-la. Esta cirurgia é chamada de adenoidectomia.
Mas para que tirar a adenóide se ela nos defende e vai desaparecer mais tarde ?
Quando a adenóide é muito grande, causa uma obstrução respiratória prejudicial à criança. A respiração bucal pode levar a deformidades faciais irreversíveis na criança tais como protrusão labial, elevação do palato (céu da boca), alteração da dentição e pouco desenvolvimento da mandíbula, podendo ficar um adulto com o queixo pequeno. A cirurgia é bastante simples e não vale a pena esperar que estas alterações aconteçam.
Curiosidade. A adenóide é a carne esponjosa ?
Há quem chame a adenóide de “carne esponjosa”. É uma denominação errada porque este tecido não é esponjoso. Chama-se também de “carne esponjosa” à rinite alérgica. Esta caracteriza-se por obstrução nasal, espirros, coriza, coceira no nariz e até sangramento nasal. Os sintomas melhoram com medicamentos e não é necessária cirurgia. Portanto, quando se diz “carne esponjosa” fica difícil saber se refere-se a um ou outro problema e eles são bastante diferentes. Resumindo, a obstrução nasal é um sintoma importante e que pode ser resolvido. Consulte seu médico para o diagnóstico e tratamento adequados.
Fonte:Dra. Rejane Lopes de Moura
Doutora em Otorrinolaringologia pela Universidade de São Paulo
segunda-feira, 29 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
quanto custa essa cirurgia ???
ResponderExcluir