A floresta do Buçaco é um lugar mágico, retiro monástico do século XVI, isolada do resto do mundo.
A Serra do Buçaco é um verdadeiro jardim botânico com cerca de 700 espécies nativas e exóticas, protegidas por um decreto papal do século XVII que ameaçava de excomunhão quem lhes causasse danos. De entre as espécies, destaca-se o Abeto do Cáucaso, o Cedro do Buçaco ou a Sequóia sempre verde (árvore de grande porte que pode atingir os 100m de altura).
No século XVI, o Vigário Geral dos Carmelitas Descalços achou ideal este local para constituir um local onde os frades se pudessem dedicar à vida contemplativa em contacto com a natureza. Assim, mandaram aqui erigir um modesto convento e várias ermidas e capelas penitenciais espalhadas pela mata, que em conjunto com os numerosos lagos e cruzeiros dão a este local um ambiente mágico.
Do miradouro da Cruz Alta poderá apreciar a beleza deslumbrante da serra, em que se destacam locais como o Vale dos Fetos e a Fonte Fria.
A paz da floresta foi perturbada em 1810 quando portugueses e britânicos combateram os franceses na Batalha do Buçaco.
Do convento original hoje apenas se podem visitar os claustros, a capela e algumas celas, uma vez que parte da sua área deu lugar no século XIX a um palácio em estilo neo-manuelino, hoje convertido no Hotel Palace do Bussaco.
Fonte: http://www.visitportugal.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário